Decidir sobre a contratação de uma assessoria trabalhista nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, esta dificuldade está atrelada a falta de conhecimento sobre como é o trabalho de uma consultoria e quais são seus benefícios.
Contudo, contratar uma assessoria trabalhista pode trazer uma série de vantagens, como alcançar com mais rapidez os resultados almejados, pois traz para a empresa recursos importantes, principalmente a experiência e o conhecimento dos consultores.
Portanto, preparamos nesse post 5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista. Acompanhe!
Afinal, como funciona uma assessoria trabalhista?
Administrar com eficiência a rotina do departamento pessoal exige mão de obra especializada e conhecimento adequado para manter o controle e organização de uma série de serviços, que vão desde o processo de admissão de funcionários, folha de pagamento, obrigações trabalhistas e previdenciárias, rescisão de contratos, entre outros.
Uma assessoria trabalhista é responsável por administrar as rotinas do departamento pessoal, bem como realizar uma série de outros serviços, como o pagamento de pró-labore, cadastro de sócio, manutenção de registro de empregados, controle de concessão e pagamento de benefícios e mais.
Qualquer empresa pode contar com a ajuda de uma assessoria trabalhista, de modo a ter profissionais especializados que poderão ajudar a realizar cada uma das atividades relacionadas ao departamento pessoal.
A contratação de consultores é uma das melhores alternativas do mercado, principalmente para empresas que não possuem um departamento de seleção e contratação de pessoal.
Ao contratar a assessoria trabalhista, o empreendedor passa a deixar as atividades do departamento pessoal nas mãos de quem realmente entende dos processos, tornando todas as tarefas relacionadas mais fáceis e dentro da legislação vigente.
5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista
Acompanhar de perto as admissões e demissões de funcionários, elaborar contratos de trabalhos, oferecer suporte legal diante das classes e sindicatos trabalhistas na definição de verbas e compromissos firmados pela Consolidação das Leis do Trabalho — CLT, enfim, contratar uma assessoria trabalhista é uma maneira preventiva de evitar multas e outras penalidades previstas em lei.
Descubra 5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista:
1. Controle e redução do passivo trabalhista
Passivo trabalhista é a soma de todos os gastos que o empregador passa a ter quando não cumpre com suas obrigações trabalhistas ou não realiza corretamente o recolhimento dos encargos sociais.
Empresas de todos os portes e segmentos estão sujeitas ao passivo trabalhista. Para evitar este tipo de custo, é fundamental investir em uma assessoria trabalhista, que dará todo o suporte que a empresa precisa.
Por isso, ao contar com profissionais especializados é possível controlar de perto os processos judiciais da organização, especialmente aqueles que já estão em fase de execução.
Isso significa que, ao mensurar de forma correta e efetiva quais serão os gastos necessários para o pagamento de cada execução trabalhista, o empreendedor pode planejar seu orçamento e, assim, os custos com passivos passam a ser menor onerosos e a resolução mais efetiva.
2. Suporte no gerenciamento de pessoal
Acompanhar de perto o fluxo de trabalho nem sempre é uma tarefa simples. Com a correria do dia a dia e as inúmeras tarefas, muitas vezes fica difícil manter uma gestão de pessoal com eficiência.
Uma boa gestão de pessoal não trata apenas de delegar tarefas e exigir resultados, mas também de instigar a produção e incentivar a busca por melhores resultados.
Ao contar com uma assessoria trabalhista é possível trabalhar de forma efetiva no controle dos assuntos relacionados às obrigações trabalhistas da empresa, visando garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente e dentro da legislação pertinente.
Com o acompanhamento de profissionais especializados, a empresa conseguirá uma gestão de pessoal mais eficiente, indicando quais as melhores condutas que devem ser seguidas no caso de demissão, admissão, punição de empregados ou mesmo uma promoção.
Assim, a assessoria poderá analisar cada caso e indicar a melhor solução, identificando as formas legais aplicáveis e os procedimentos necessários que o gestor deve tomar para evitar irregularidades.
3. Prevenção de novos litígios
A contratação de uma assessoria trabalhista é uma das formas preventivas de evitar problemas com a justiça, como é o caso de processos judiciais, infrações administrativas entre empregados e seus empregadores e documentações incorretas ou equivocadas.
No trabalho de uma assessoria trabalhista o empregador pode tirar todas as dúvidas, bem como manter o controle interno da empresa através de procedimentos que levem a redução de riscos e novos litígios, como:
- revisão de documentos;
- orientações e treinamentos de funcionários;
- relatórios e sugestões de melhores práticas de gestão de pessoal, etc.
4. Auxílio na aplicação de instrumentos coletivos de trabalho
Muitos empreendedores acreditam que investir em uma assessoria trabalhista é algo caro e sem aplicação para o dia a dia. No entanto, ao contrário do que se pensa, uma boa assessoria trabalhista economiza tempo, recursos e possíveis problemas com os empregados.
Com o auxílio de profissionais capacitados, o empregador amplia sua capacidade de mensurar riscos e é capaz de tomar decisões com mais segurança, o que aumenta as chances do negócio crescer.
A atuação preventiva de uma assessoria trabalhista impede o surgimento de demandas judiciais, contribui com a redução de processos nos tribunais e auxilia na aplicação de instrumentos de gestão de pessoal.
5. Segurança contratual
Elaborar um contrato de trabalho pode se tornar uma enorme dor de cabeça. Quando o documento é mal elaborado, com contradições e informações incorretas, pode acabar gerando problemas tanto para o empregador quanto para o empregado.
É nesse cenário que uma assessoria trabalhista pode auxiliar, sendo uma peça fundamental e segura para situações como desentendimentos entre empregados e empregadores, em rescisões de contratos inesperados e até mesmo processos judiciais.
Uma assessoria trabalhista pode auxiliar na elaboração e revisão dos contratos celebrados através da busca de:
- cláusulas contraditórias e incorretas;
- erros e falhas de digitação;
- cláusulas abusivas e que ferem os direitos trabalhistas;
- informações desatualizadas, etc.
Ter uma ajuda especializada é a melhor forma de prevenir conflitos judiciais relacionados a erros na gestão de pessoal. Além disso, é uma prática necessária para prevenir problemas judiciais antes que eles ocorram.
Agora que você já está por dentro do que uma assessoria trabalhista faz e quais suas principais vantagens, entre em contato com a MontCon e conheça todos os nossos serviços!