5 motivos para sua empresa contratar uma assessoria trabalhista

5 motivos para sua empresa contratar uma assessoria trabalhista

Decidir sobre a contratação de uma assessoria trabalhista nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, esta dificuldade está atrelada a falta de conhecimento sobre como é o trabalho de uma consultoria e quais são seus benefícios.

Contudo, contratar uma assessoria trabalhista pode trazer uma série de vantagens, como alcançar com mais rapidez os resultados almejados, pois traz para a empresa recursos importantes, principalmente a experiência e o conhecimento dos consultores.

Portanto, preparamos nesse post 5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista. Acompanhe!

Afinal, como funciona uma assessoria trabalhista?

Administrar com eficiência a rotina do departamento pessoal exige mão de obra especializada e conhecimento adequado para manter o controle e organização de uma série de serviços, que vão desde o processo de admissão de funcionários, folha de pagamento, obrigações trabalhistas e previdenciárias, rescisão de contratos, entre outros.

Uma assessoria trabalhista é responsável por administrar as rotinas do departamento pessoal, bem como realizar uma série de outros serviços, como o pagamento de pró-labore, cadastro de sócio, manutenção de registro de empregados, controle de concessão e pagamento de benefícios e mais.

Qualquer empresa pode contar com a ajuda de uma assessoria trabalhista, de modo a ter profissionais especializados que poderão ajudar a realizar cada uma das atividades relacionadas ao departamento pessoal.

A contratação de consultores é uma das melhores alternativas do mercado, principalmente para empresas que não possuem um departamento de seleção e contratação de pessoal. 

Ao contratar a assessoria trabalhista, o empreendedor passa a deixar as atividades do departamento pessoal nas mãos de quem realmente entende dos processos, tornando todas as tarefas relacionadas mais fáceis e dentro da legislação vigente.

5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista

Acompanhar de perto as admissões e demissões de funcionários, elaborar contratos de trabalhos, oferecer suporte legal diante das classes e sindicatos trabalhistas na definição de verbas e compromissos firmados pela Consolidação das Leis do Trabalho — CLT, enfim, contratar uma assessoria trabalhista é uma maneira preventiva de evitar multas e outras penalidades previstas em lei.

Descubra 5 motivos para contratar uma assessoria trabalhista:

1. Controle e redução do passivo trabalhista

Passivo trabalhista é a soma de todos os gastos que o empregador passa a ter quando não cumpre com suas obrigações trabalhistas ou não realiza corretamente o recolhimento dos encargos sociais.

Empresas de todos os portes e segmentos estão sujeitas ao passivo trabalhista. Para evitar este tipo de custo, é fundamental investir em uma assessoria trabalhista, que dará todo o suporte que a empresa precisa.

Por isso, ao contar com profissionais especializados é possível controlar de perto os processos judiciais da organização, especialmente aqueles que já estão em fase de execução. 

Isso significa que, ao mensurar de forma correta e efetiva quais serão os gastos necessários para o pagamento de cada execução trabalhista, o empreendedor pode planejar seu orçamento e, assim, os custos com passivos passam a ser menor onerosos e a resolução mais efetiva.

2. Suporte no gerenciamento de pessoal

Acompanhar de perto o fluxo de trabalho nem sempre é uma tarefa simples. Com a correria do dia a dia e as inúmeras tarefas, muitas vezes fica difícil manter uma gestão de pessoal com eficiência.

Uma boa gestão de pessoal não trata apenas de delegar tarefas e exigir resultados, mas também de instigar a produção e incentivar a busca por melhores resultados.

Ao contar com uma assessoria trabalhista é possível trabalhar de forma efetiva no controle dos assuntos relacionados às obrigações trabalhistas da empresa, visando garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente e dentro da legislação pertinente.

Com o acompanhamento de profissionais especializados, a empresa conseguirá uma gestão de pessoal mais eficiente, indicando quais as melhores condutas que devem ser seguidas no caso de demissão, admissão, punição de empregados ou mesmo uma promoção.

Assim, a assessoria poderá analisar cada caso e indicar a melhor solução, identificando as formas legais aplicáveis e os procedimentos necessários que o gestor deve tomar para evitar irregularidades.

3. Prevenção de novos litígios

A contratação de uma assessoria trabalhista é uma das formas preventivas de evitar problemas com a justiça, como é o caso de processos judiciais, infrações administrativas entre empregados e seus empregadores e documentações incorretas ou equivocadas.

No trabalho de uma assessoria trabalhista o empregador pode tirar todas as dúvidas, bem como manter o controle interno da empresa através de procedimentos que levem a redução de riscos e novos litígios, como:

  • revisão de documentos;
  • orientações e treinamentos de funcionários;
  • relatórios e sugestões de melhores práticas de gestão de pessoal, etc.

4. Auxílio na aplicação de instrumentos coletivos de trabalho

Muitos empreendedores acreditam que investir em uma assessoria trabalhista é algo caro e sem aplicação para o dia a dia. No entanto, ao contrário do que se pensa, uma boa assessoria trabalhista economiza tempo, recursos e possíveis problemas com os empregados. 

Com o auxílio de profissionais capacitados, o empregador amplia sua capacidade de mensurar riscos e é capaz de tomar decisões com mais segurança, o que aumenta as chances do negócio crescer.

A atuação preventiva de uma assessoria trabalhista impede o surgimento de demandas judiciais, contribui com a redução de processos nos tribunais e auxilia na aplicação de instrumentos de gestão de pessoal.

5. Segurança contratual

Elaborar um contrato de trabalho pode se tornar uma enorme dor de cabeça. Quando o documento é mal elaborado, com contradições e informações incorretas, pode acabar gerando problemas tanto para o empregador quanto para o empregado.

É nesse cenário que uma assessoria trabalhista pode auxiliar, sendo uma peça fundamental e segura para situações como desentendimentos entre empregados e empregadores, em rescisões de contratos inesperados e até mesmo processos judiciais.

Uma assessoria trabalhista pode auxiliar na elaboração e revisão dos contratos celebrados através da busca de:

  • cláusulas contraditórias e incorretas;
  • erros e falhas de digitação;
  • cláusulas abusivas e que ferem os direitos trabalhistas;
  • informações desatualizadas, etc.

Ter uma ajuda especializada é a melhor forma de prevenir conflitos judiciais relacionados a erros na gestão de pessoal. Além disso, é uma prática necessária para prevenir problemas judiciais antes que eles ocorram.

Agora que você já está por dentro do que uma assessoria trabalhista faz e quais suas principais vantagens, entre em contato com a MontCon e conheça todos os nossos serviços!

2 comments

Da pra se ter uma boa noção sobre assessoria trabalhista, e aqui na empresa após a leitura do artigo iremos contratar, recomendo o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente