Afinal, como fazer uma gestão de pessoas eficiente na empresa?

Afinal, como fazer uma gestão de pessoas eficiente na empresa?

A gestão de pessoas é uma área da Administração que lida com um dos aspectos mais valiosos de uma organização: o desenvolvimento e o bem-estar de seu corpo de funcionários, sem o qual certamente será inconcebível qualquer empreendimento empresarial.

Acompanhe este post e fique por dentro dessa espécie de gerenciamento administrativo, sua importância dentro da firma além de algumas dicas para implementá-lo de forma adequada em sua empresa. Vamos em frente!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um setor da administração que cuida das questões relacionadas ao quadro de pessoal de uma organização. Em seu campo de competências incluem-se diversas atividades, como:

  • folha de pagamento, política de promoções e direitos trabalhistas;
  • seleção e recrutamento;
  • treinamento e aperfeiçoamento da mão de obra;
  • gerenciamento de conflitos entre indivíduos ou grupos;
  • manutenção de um ambiente organizacional saudável.

Em geral, essas funções se agrupam no departamento de Recursos Humanos (RH), e os profissionais que nele atuam devem possuir bons conhecimentos de Administração e de Psicologia.

Qual a importância de um bom gerenciamento de pessoal?

Como podemos perceber, trata-se de uma área estratégica para o bom andamento dos negócios, uma vez que a formação e a preservação de uma equipe de profissionais competentes e satisfeitos representa um fator fundamental ao desenvolvimento e crescimento da empresa como um todo.

Sendo assim, uma boa gestão do pessoal deverá ser uma preocupação constante em uma instituição empresarial, independentemente de sua dimensão econômica — micro, pequena, média ou de grande porte.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para se alcançar esse objetivo.

Promover a motivação dos funcionários

Manter equipes de colaboradores motivados permite a preservação de um ambiente de trabalho saudável e o aumento da produtividade. Vejamos algumas sugestões nesse sentido:

  • estabelecer locais e horários para a integração social — o momento do cafezinho para distração e bate-papo informal;
  • criar prêmios e reconhecimentos simbólicos — por exemplo, a divulgação do funcionário do mês;
  • estimular a valorização de sua mão de obra, mediante treinamentos e promoções na carreira.

Constituir canais adequados de comunicação

A informação no interior da organização pode ser adequadamente compartilhada, dentro dos limites do dever profissional. Além disso, pense na criação de espaços adequados ao diálogo, de modo que todos possam civilizadamente expressar suas queixas, críticas, elogios etc.

Privilegiar o trabalho em equipe

Todos nós apreciamos a sensação de pertencer a um grupo de pessoas com as quais temos afinidades, não é verdade? E em uma empresa não é diferente!

Sendo assim, busque fortalecer as equipes, reduzindo os conflitos, egoísmos e individualismos, de modo que o funcionário se sinta bem ao se identificar como alguém que contribui — em um esforço coletivo — para alcançar determinado objetivo.

Estabelecer metas

Seus colaboradores se sentirão mais seguros quando souberem, com clareza e objetividade, aquilo que se espera deles. Portanto, uma boa medida é desenhar metas realistas a serem alcançadas, mediante a realização de reuniões periódicas entre os envolvidos em um determinado projeto.

Proporcionar um bom clima organizacional

O clima organizacional é a forma como as pessoas veem seu ambiente de trabalho — por exemplo: sofrível, razoável, bom ou ótimo. O funcionário descontente no espaço onde atua será não só improdutivo, como um elemento de perturbação. Então, não poupe esforços para que sua organização forneça o melhor àqueles que lhe são indispensáveis.

Percebeu como a gestão de pessoas é uma ferramenta valiosa em seus negócios? Ela pode fazer da organização um conjunto harmônico, onde os esforços caminhem em uma mesma direção.

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