fbpx

Conceitos empresariais: um checklist com os mais importantes

O universo corporativo é permeado de conceitos empresariais que são utilizados no dia a dia institucional. Estas definições são importantes pois facilitam a rotina e auxiliam na adoção de estratégias e de planejamento do negócio. 

Pensando nisso, elaboramos este post com os principais conceitos que todo microempreendedor precisa saber. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Aceleradora

Aceleradoras são instituições que financiam pequenas empresas e startups com grande potencial de crescimento. De forma geral, além do apoio financeiro, essas aceleradoras também promovem treinamentos e oferecem serviços de mentoria. Como contrapartida pelo investimento e treinamentos, elas têm participação no negócio.

Aporte

Trata-se do investimento financeiro realizado em benefício de uma empresa. 

Business model

Também conhecido como “Canvas” ou “Quadro de Modelo de Negócios”, é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento estratégico do negócio, permitindo criar esboços, prevendo situações e imaginando soluções para ele.

Essa ferramenta traz técnicas que ajudam o empresário a enxergar situações práticas como os problemas do mercado, o relacionamento com os clientes, os custos, entre outros.

Business plan

É o plano de negócios, ou seja, um documento que traz dados sobre o negócio:  sócios, produtos, serviços, estratégias etc. Em geral esse é um dos principais documentos apresentados para investidores que precisam conhecer um negócio.

Capital de giro

São os recursos que mantêm a empresa já que são utilizados para cobrir custos extras e manter o negócio em pleno funcionamento quando a receita está baixa ou se ocorrer algum problema.

Capital social

É o valor que os sócios da empresa estabelecem para o seu negócio no momento de sua abertura. Também se pode dizer que é a parcela que os sócios possuem de uma empresa.

Crowdfunding

Também conhecido como financiamento coletivo, é uma solução na qual as empresas buscam a ajuda financeira para tirar suas ideias do papel. É uma espécie de “vaquinha” online em que são oferecidas recompensas para quem ajudar.

Funil de vendas

É um modelo que permite identificar as etapas do processo de vendas, criando estratégias específicas para atrair clientes em potenciais, visando transformá-los em clientes reais.

Joint Venture

É uma parceria realizada entre duas empresas com um objetivo em comum: a obtenção de lucros operacionais e/ou financeiros.

Key Performance Indicator – KPI

O Indicador de Chave de Desempenho é um índice que mede o desempenho dos processos de uma empresa.

Marketing digital

São ações estratégicas de comunicação online de uma empresa com o público. É o marketing realizado através da internet como, por exemplo, pelas redes sociais e pelo blog da empresa.

Networking

Rede de contatos que os empresários mantêm com outros profissionais, que podem ser fornecedores, prestadores de serviços e outros especialistas que trazem benefícios para o crescimento do seu negócio.

Outsourcing

É a terceirização, ou seja, o processo de contratação de uma empresa para o desenvolvimento de uma atividade ou função específica dentro da empresa.

Patente

Propriedade sobre uma invenção ou ideia. É concedida por um órgão específico e tem um prazo de duração. A ideia da patente é evitar roubos ou plágios por empresas concorrentes.

Return on Investment – ROI

É o retorno sobre o investimento, ou seja, a relação entre o que foi inicialmente investido e o lucro efetivo da empresa.

Startups

São negócios iniciantes da área de tecnologia e que possuem alto potencial de crescimento. Esses negócios, de forma geral, caracterizam-se por serem altamente inovadores.

Valor de mercado

É o valor atribuído a uma determinada coisa. Por exemplo, pode ser o valor conferido por investidores para mensurar a importância financeira da sua empresa.

Esses conceitos são alguns dos principais utilizados dentro do contexto das microempresas, entretanto, vale destacar que essa lista não é definitiva e existem inúmeras outras expressões que não foram elencadas nesse post.

Você conhece outros conceitos empresariais relevantes para o microempreendedor? Quer saber mais sobre alguma expressão? Então, deixe um comentário e compartilhe  sua opinião ou dúvidas a respeito do tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale por WhatsApp