Uma coisa que todo empreendedor quer é se destacar dos seus concorrentes independente do nicho de atuação. Mas como é possível se destacar em meio a tantas mudanças no mercado?
Para iniciarmos esse tipo de análise vamos separar por duas áreas, uma é comércio e outra prestadores de serviços no Distrito Federal.
Para que um comércio do Distrito Federal possa se destacar dos seus concorrentes é primordial que existam pontos muito bem analisados desde a abertura da sua empresa.
Como escolher o ponto comercial no Distrito Federal?
O Primeiro passo para um comércio é a escolha do ponto comercial. Para que você consiga escolher adequadamente um ponto comercial para sua empresa é necessário levar em consideração:
Tipo de produto;
Público Alvo;
Valor do produto;
Sazonalidade;
Fluxo de pessoas.
Como escolher o tipo de produto?
Primeiramente, o tipo de produto que você pretende vender, precisa ser compatível com os demais pontos. Porque se um dos pontos mencionados acima não for condizente com os demais o risco de você ter sérios problemas é muito grande.
Imagine que você irá montar uma sorveteria. Para isso deverá levar em consideração a localidade e o público. O valor do produto pode variar bastante também dependendo da localidade. Você dificilmente conseguirá ter um bom retorno abrindo uma sorveteria gourmet, a um preço de R$ 20,00 a R$30,00 a bola, numa região com renda per capita baixa (Estrutural, Itapoã, Recanto da Emas etc). Mas certamente, no centro (Plano Piloto) ou grandes shoppings a taxa de sucesso é será elevada.
Como analisar o Público alvo?
Para que você tenha maior sucesso no seu comércio um ponto crucial é o público alvo. Com o público alvo bem definido, sua empresa será sempre próspera.
Pense da seguinte forma, se você abrir um PUB (Public House) em uma região que seja “dormitório” ou que a concentração maior sejam de idosos, com certeza terá poucos frequentadores.
Agora pense se você abrir um restaurante de comidas típicas em uma região movimentada, com grande fluxo de pessoas que estão em uma faixa etária de entre uns 26 a 45 anos, é um público bem mais assertivo.
Lembre-se de levar sempre em consideração a renda da região e tipos de estabelecimentos, isso vai te dar uma boa base para definir o seu público alvo.
Como definir o preço de vendas?
Existem alguns fatores para definir o preço de vendas de um produto ou serviço. A forma mais simples de se calcular é levando em consideração:
CUSTOS + DESPESAS + MARGEM DE LUCRO = PREÇO DE VENDA
Ou seja, supomos que você tem um custo de fabricação/aquisição de R$ 10,00 (dez reais), possui despesas com embalagens, armazenamento, impostos, tudo que houver envolvimento na produção ou aquisição desse produto irá compor as despesas, e margem de lucro. Aqui é um fator importante que irá determinar quem poderá adquirir seu produto, frequência e que tipo de produto.
É comum que empresas usem margem de lucro elevadas para que o seu produto se destaque para um público de classe A e B. Também é comum empresas que atuam com margem bem pequenas para se tornarem competitivas no mercado ganhando na escala de vendas.
Então é importante que você tenha definido quem será o seu público alvo para que saiba qual margem de lucro deseja aplicar no seu produto.
Sazonalidade de mercado, como funciona?
Saber identificar a sazonalidade de um produto é extremamente importante para você prever outros produtos que possam substituir na ausência de matéria prima ou determinadas épocas do ano. Por exemplo, não é sempre que se consegue vender fondue ou determinadas frutas, sorvetes, etc.
Então esteja sempre preparado para ter um segundo produto para oferecer para o seu cliente.
Como analisar fluxo de pessoas?
Já ouvi muitos empreendedores dizerem que, quando decidiram abrir o seu empreendimento para escolher o local onde seria, passaram dias “acampando” para ver uma média de pessoas que passam em determinadas áreas e quais horários tem o maior pico de movimento.
Hoje já existem diversas ferramentas que auxiliam nesse tipo de cálculo. Isso é importante para que você possa não apenas decidir abrir o seu empreendimento como também pode determinar estratégias de vendas, seja marketing offline, marketing digital ou qualquer outro método de divulgação que seja relevante para o seu negócio.
Como definir preço de venda de serviços?
Para prestadores de serviços não se foge muito a regra dos itens acima, salvo que o prestador de serviços nem sempre precisa identificar um bom ponto comercial levando em consideração o fluxo de pessoas e perfil, mas deve-se levar em consideração a sua mobilidade, se é fácil ou difícil acesso e se vai ou não receber clientes no seu espaço.
Para calcular o preço de venda dos serviços deve-se levar em consideração:
Mão de obra + Custos + Margem de lucro = Preço de venda.
Nesse caso, o valor da mão de obra precisa ser calculado com base no tempo que esse serviço irá demorar para ser concluído e quem irá executar e somar os custos de impostos, despesas fixas, e a margem de lucro. Essa margem de lucro também tem os mesmos critérios que o preço de vendas de produtos, uma margem elevada pode diferenciar seu serviço.
Feito todos esses passos a sua empresa já terá um perfil próprio. Agora será o momento de identificar os diferenciais que sua empresa oferece. Lembre-se que, qualidade, bom atendimento e suporte são obrigações e não qualidade, então fique atento nesses pontos.
Quando uma empresa possui um diferencial, é comum que ela comece a se destacar, pois é primordial que toda empresa ofereça um “plus” a mais. Nada de entregar apenas o que foi contrato, pense sempre em surpreender o seu cliente para que ele esteja sempre satisfeito, pois esse cliente com certeza irá indicar outros possíveis clientes para você.
Como diferenciar a sua empresa nas mídias digitais ?
Agora um último detalhe que precisamos destacar nesse artigo é como você pode diferenciar sua empresa também nas mídias sociais.
Hoje é extremamente importante que você esteja nas mídias sociais, que interaja com os seus seguidores e mantenha eles sempre atualizados sobre seus produtos e serviços.
Ter um site responsivo, bem apresentado e conectado com suas mídias sociais e bem indexado irá com certeza te ajudar.
Manter suas mídias digitais atualizadas com frequência e poder contar com uma assessoria em marketing digital, irá ajudar a manter a sua empresa mais relevante e melhor posicionada que os seus concorrentes, isso ajuda nas vendas, campanhas e ainda permite que os seus clientes possam te indicar e interagir com maior frequência.
Lembre-se também que contar com uma assessoria contábil no Distrito Federal irá proporcionar que você consiga sempre ter uma boa redução de custos com impostos (sempre que possível) e ainda contar com assessoria para quando você decidir ampliar o seu empreendimento, seja abrindo um novo espaço, contratando mais mão de obra ou adquirindo ativos para a empresa.
Se precisar de mais orientações, conte com a Montcon contabilidade, somos especializados em pequenos e médios negócios.
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