Empréstimo empresarial: quando vale a pena fazer?

Empréstimo empresarial: quando vale a pena fazer?

Todo negócio necessita de um bom planejamento para que seu capital consiga mantê-lo em pleno funcionamento. Mas, caso isso não seja possível, solicitar um empréstimo empresarial pode ser uma boa alternativa. A realidade, porém, é que nem sempre tal solicitação ocorre devido a dificuldades financeiras.

Existem várias razões para a procura por capital externo, como manter a folha de pagamento dos colaboradores em dia, arcar com os investimento de marketing, investir em operações com a finalidade de expandir a empresa etc. O que importa é saber entender o momento correto para investir nessa saída e ter o retorno esperado.

Quer saber qual é a hora adequada para solicitar um empréstimo empresarial? Continue a leitura!

O que é o empréstimo empresarial?

Trata-se de uma forma de financiamento à qual o empresário pode recorrer para atender às necessidades do negócio em crescimento. Aumento da produção, investimento no estoque e compra de máquinas são alguns dos exemplos.

Assim como em outras modalidades de empréstimos, a companhia solicita o capital a uma instituição financeira. Depois de análises e do fornecimento das garantias de pagamento, a quantia é liberada — e deve ser paga com juros e demais encargos que compõem o custo efetivo da solicitação.

O que pode levar uma empresa a buscar por esse recurso?

Existem vários motivos que levam o empreendedor a solicitar o capital externo. Conheça os principais abaixo.

Rápida expansão 

O crescimento da organização é um desejo de grande parte dos empresários. Porém, quando esse desenvolvimento ocorre de forma acelerada, é necessário adotar estratégias eficazes, que garantam a manutenção dos resultados alcançados. Para tanto, é preciso analisar a necessidade de aplicar mais capital no negócio.

Com a expansão das atividades, torna-se indispensável a aliança com novos parceiros, a contratação de colaboradores e a compra de matéria-prima, entre outros componentes que ajudarão na organização dos processos da companhia. Caso o dinheiro necessário não esteja disponível em caixa, o empréstimo empresarial pode ser uma boa ideia.

Impossibilidade de pagar juros

Contrair dívidas faz parte do mundo dos negócios. No entanto, não ter a quantia suficiente para arcar com os juros pode se tornar um grande problema.

Alguns gestores, por falta de instrução ou medo de investir em linhas de crédito alternativas, acabam procurando por instituições bancárias e solicitando os empréstimos tradicionais. Mas essa modalidade pode sair muito cara devido às altas taxas de juros e multas por atraso, trazendo prejuízos para a empresa.

Ao contratar um empréstimo empresarial, por outro lado, é possível trocar uma dívida cara e difícil de ser quitada por algo mais interessante e barato para a companhia. Assim, você evita o acúmulo de juros e multas que podem levar à falência.

Aumento da receita com o lucro inalterado

Uma situação que pode ocorrer é a empresa aumentar as vendas e não perceber os impactos nos lucros. Trata-se de um problema que precisa ser resolvido rapidamente, pois retrata uma falha no processo em geral. Isso pode acontecer por vários fatores, como desperdícios na produção, erro no cálculo da margem de lucro etc.

Uma alternativa interessante é a contratação de uma empresa de auditoria qualificada, capaz de avaliar a situação real do negócio, identificar possíveis gargalos e promover ações para reduzir os custos.

Mas essa contratação requer uma quantia disponível no caixa, portanto a solicitação do empréstimo empresarial pode ser a solução adequada. O caso precisa ser avaliado até que se chegue a uma decisão acertada.

Falta de capital de giro

O capital de giro é fundamental para manter a empresa em operação e as atividades sendo executadas com regularidade e qualidade. Sem isso, o negócio não consegue se estabelecer no mercado por muito tempo, já que enfrentará problemas como falta de estoque ou insumos, inadimplência, equipamentos inoperantes, entre outros.

Mesmo tendo um número considerável de clientes, é necessário contar com um bom capital de giro para garantir que nada possa atrapalhar o pleno funcionamento da companhia — nem mesmo situações inesperadas.

Na falta do montante, a alternativa mais eficaz é realizar um empréstimo, assegurando a solidez do negócio e evitando a confusão patrimonial. Deve-se ter em vista que, em hipótese alguma, as contas da companhia podem ser pagas com o dinheiro particular.

Quais oportunidades podem exigir um empréstimo empresarial?

Para que o sucesso da empresa seja garantido, alguns investimentos devem ser realizados. Caso o negócio não disponha do valor necessário, é possível solicitar um empréstimo empresarial. A seguir, veja algumas situações em que isso acontece.

Aumento da vantagem competitiva

O negócio envolve alguns riscos, como a decisão da concorrência de investir em promoções, reformar o estabelecimento e promover ações que atraiam seus clientes.

Para vencer esses obstáculos e garantir o retorno dos consumidores, algumas iniciativas são necessárias e podem colaborar com o desenvolvimento da empresa. Veja alguns exemplos:

  • sair da zona de conforto;
  • investir em inovação;
  • promover ações de marketing;
  • treinar a equipe;
  • melhorar a infraestrutura.

Para tanto, porém, será preciso contar com um capital. Caso esse valor extra não esteja disponível em caixa, é recomendável buscar por um empréstimo para empresas na tentativa de recolocar a companhia no mercado, reconquistar os consumidores antigos, conquistar novos e fidelizá-los.

Abertura de uma filial

Se as vendas estão indo bem e as estratégias vêm dando certo, as chances de que você abra uma filial aumentam. Porém, a expansão do negócio exige investimento, já que se trata de uma nova empresa se constituindo. Além disso, é preciso manter o padrão e a qualidade dos serviços já desenvolvidos, que foram responsáveis pelo êxito da marca.

Caso não tenha capital próprio para lidar com esse crescimento, a contratação do empréstimo para empresas pode ser uma saída atraente — desde que realizada com planejamento e avaliação prévia minuciosa.

Quais são as vantagens dessa modalidade de empréstimo?

São várias as vantagens obtidas quando se opta por um empréstimo empresarial em vez do tradicional. Confira as principais!

Preparo para as dificuldades financeiras

A falta de capital de giro pode resultar em dívidas para o negócio e atraso nos pagamentos dos credores, gerando uma desconfiança do mercado em relação à marca. Ao solicitar um empréstimo para a empresa, fica mais fácil mantê-la diante das dificuldades que podem surgir no caminho.

Manutenção da propriedade do negócio

Caso tenha que receber um financiamento de determinado investidor, você precisará ceder parte da sua empresa em troca e, com isso, uma porcentagem da capacidade de tomada de decisão. Mas, ao buscar pelo empréstimo, o fim da sua obrigação com o credor depende apenas do pagamento da dívida. Você vai continuar gerenciando o negócio sem interferências externas.

Flexibilidade na utilização do dinheiro

A instituição responsável por ceder o empréstimo tem poucas restrições (ou nenhuma) quanto ao uso do valor fornecido. Ela só deseja que o dinheiro seja empregado para manter o funcionamento do negócio ou aplicar estratégias que elevem as oportunidades de receitas — o que corresponde à vontade do empreendedor.

Rapidez na obtenção do crédito

O empréstimo empresarial é uma excelente forma de obter capital rapidamente e sem as burocracias associadas à modalidade bancária tradicional. Os empreendedores têm acesso quase imediato ao valor (no geral, até uma semana após a solicitação ser aceita).

Agora você já sabe o momento ideal para solicitar um empréstimo empresarial, certo? Portanto, avalie se sua empresa se encontra em alguma das situações expostas acima e adote medidas conscientes para buscar o capital externo sem comprometer a saúde financeira ou o desenvolvimento do negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir 8 maneiras de regularizar a situação fiscal da empresa!

 

Fale por WhatsApp com a Montcon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente