Vale a pena contratar uma consultoria tributária? Veja aqui!

Vale a pena contratar uma consultoria tributária? Veja aqui!

Gerenciar a carga tributária elevada, a grande quantidade de impostos, taxas e contribuições e entender a complexidade da legislação vigente é uma tarefa muito complicada para os empreendedores. Por este motivo, contar com o auxílio de uma consultoria tributária é fundamental.

A consultoria tributária exerce um papel importante nas empresas por analisar minuciosamente se as obrigações fiscais estão sendo cumpridas adequadamente, esclarecer dúvidas a respeito do recolhimento dos impostos, evitar multas e sanções, entre outros, fazendo com que o negócio esteja em dia com suas obrigações legais.

Se você quer entender melhor as vantagens oferecidas por esse tipo de consultoria, continue lendo este post!

Auxilia na organização dos recolhimentos de impostos

Por falta do pagamento de imposto, seu recolhimento inadequado ou ausência do cumprimento das obrigações acessórias, diversas empresas acabam sendo penalizadas pelos órgãos fiscalizadores responsáveis.

Com a implementação, pela Receita Federal, de novos sistemas digitais, por exemplo, o SPED Fiscal, a fiscalização se tornou mais efetiva e rápida, fazendo com que irregularidades que passavam despercebidas sejam localizadas com uma simples consulta.

Por isso, hoje, é necessário que as instituições tenham uma melhor organização quanto aos recolhimentos dos tributos e obrigações impostas na lei. A consultoria tributária pode ser uma ótima alternativa nessa etapa.

Além disso, por meio dela é possível esclarecer diversos pontos, como quais impostos devem ser recolhidos, data e tipos de obrigações acessórias, imposição de práticas para evitar sanções etc.

Reduz os riscos dos processos

Com a orientação da consultoria tributária, você pode criar os processos organizacionais de maneira estruturada e regular, reduzindo os riscos das atividades administrativas.

Pelo fato de fazer com que os processos sejam executados da maneira adequada e livre de qualquer risco tributário ou financeiro, esse método deve ser cada vez mais utilizado na rotina empresarial.

Gera a economia no pagamento dos impostos

Devido à crise econômica atual e seus momentos de instabilidade, várias organizações vêm optando por realizar cortes no orçamento. A questão tributária, para muitas, significa um ônus elevado que influencia diretamente no setor financeiro e na estratégia de todo o negócio.

A contratação de uma consultoria tributária gera muitas vantagens no momento de economizar em impostos. Com o auxílio de profissionais especializados é possível elaborar um plano de ação com a finalidade de diminuir a carga tributária sem que ocorram ilegalidades ou riscos de autuação e multas.

Mostra o problema e auxilia na criação de soluções

Como a consultoria possui uma visão mais ampla dos procedimentos tributários, consegue encontrar o problema e criar alternativas para solucionar essas falhas.

Alguns casos aparentemente simples, por exemplo, como o quadro societário da empresa, podem impactar a carga tributária. Então, a consultoria analisa onde está o risco ou oportunidade para seu cliente e propõe mudanças. Logo, é primordial que os dois trabalhem conjuntamente.

Impede pagamentos desnecessários

O regime tributário de uma empresa deve ser definido após a avaliação de diversos pontos, entre eles o tamanho, modelo societário e faturamentos, ou seja, dependendo de suas características, pode ter um enquadramento específico.

A carga de impostos dependerá do regime escolhido e seu enquadramento incorreto pode causar onerações, devido ao pagamento de tributos desnecessários.

Para quem possui dúvidas quanto ao tipo de enquadramento ideal para o seu negócio, quais impostos devem ser recolhidos e a razão deles, contar com uma consultoria tributária para realizar o planejamento ideal, é primordial.

Gera segurança e otimização do tempo

Quando a consultoria é feita de forma eficaz, gera maior segurança em relação às indagações rotineiras, pois quem a contratou terá, disponível, uma equipe de profissionais capacitados e com credibilidade para solucionar dúvidas.

Como a parte das tarefas tributárias serão terceirizadas, sobra mais tempo para que você possa se preocupar com demais atividades e setores do negócio, permitindo novos investimentos internos e remanejamento de funcionários para departamentos nos quais eles desempenharão funções mais motivadoras.

Zela pela saúde financeira da empresa

Tudo que acontece dentro de uma instituição acaba influenciando no setor financeiro. Pelo fato da área tributária se tratar do reflexo das atividades desenvolvidas na empresa, ao zelar por essa parte é possível identificar gargalhos e chances de melhorias nos procedimentos.

Em longo prazo, com o auxílio de uma empresa especialista em consultoria tributária, seu negócio conseguirá adequar melhor aos processos para elevar a eficiência tributária, por meio das seguintes práticas:

  • economia com a redução de multas e juros;
  • diminuição do pagamento de impostos, decorrentes da redução de alíquotas;
  • recuperação de créditos tributário;
  • redução de gastos com retrabalhos etc.

Evita a aplicação de penalidades

Muitas organizações contam, no seu dia a dia, com operações complexas que podem gerar o recolhimento de impostos diversos, como exportações, importações, abertura de filiais, transporte de produtos, entre outras, o que pode ocasionar em confusões no momento de apurar as taxas.

A consultoria auxiliará nesses casos também, evitando que sua empresa seja autuada ou tenha conflitos na hora de recolher os impostos obrigatórios.

Contar com o entendimento de um especialista em relação à legislação tributária é uma excelente forma de verificar o que deve ser feito para que essas operações sejam executadas de maneira eficiente e sem erros.

Ajuda na prevenção e no controle de problemas financeiros

Em muitas situações, os possíveis riscos das empresas acabam não sendo identificados por seus gestores, sendo percebidos apenas quando o problema tiver se expandido.

A consultoria tributária ajudará na elaboração de ações preventivas para que o negócio não tenha gastos inesperados que podem comprometer todo o fluxo de caixa.

Reduz os custos com quadro de funcionários

Contratar uma consultoria especializada, além das vantagens já demonstradas, também tende a reduzir os gastos com colaboradores da própria empresa, tendo em vista que elimina os custos com pagamentos de vários encargos trabalhista e previdenciário e a necessidade de treinamento frequente.

Logo, o gasto com a contratação da consultoria é menor do que com a admissão de novos funcionários e você tem um serviço altamente qualificado, o que fará com que tenha uma economia tributária relevante para a empresa.

Conseguiu entender a importância da consultoria tributária? Contudo, é essencial que você conte com uma empresa que possua boa reputação no mercado e forneça agilidade e segurança aos processos. Assim, gastará menos com impostos e ganhará tempo em investimentos, fazendo com que o seu negócio cresça.

Quer implementar na sua empresa e não sabe como fazer? Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente