Vale a pena investir em assessoria administrativa?

Vale a pena investir em assessoria administrativa?

O mercado exige cada vez mais a  busca por soluções criativas e novas tecnologias para aumentar a competitividade e as empresas precisam estar preparadas para os desafios de gestão.

Uma visão externa especializada pode oferecer as condições necessárias para potencializar os resultados da empresa. E para que isso aconteça, é essencial contar com uma assessoria administrativa que além de direcionar os passos do gestor, traz uma série de vantagens para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre os benefícios da assessoria administrativa, continue lendo o texto até o final!

O que é assessoria administrativa

Uma consultoria ou assessoria administrativa diz respeito à contratação de um consultor ou empresa especializada focada em auxiliar na gestão da rotina da empresa. O profissional visualiza a instituição de uma perspectiva diferente e busca reorganizar o seu negócio da forma mais eficiente possível, de maneira a melhorar os resultados da empresa.

O olhar diferenciado de um consultor sobre o seu negócio é possível devido ao desapego emocional que ele tem em relação à empresa. Um gestor pode muitas vezes não enxergar os problemas por conta da proximidade com essas questões.

Sobre o trabalho do consultor, é importante destacar que cada um  trabalha de uma maneira diferenciada e usa seu próprio quadro de processos e metodologias. No entanto, algumas fases da assessoria administrativa são comuns a todos os consultores.

Entrevista e análise

O primeiro passo é fazer uma entrevista com toda a equipe de gestão da empresa, a fim de identificar os principais problemas e as metodologias ali aplicadas. Em seguida, a equipe de consultoria realiza uma análise de processos em busca de quesitos que possam ser melhorados.

Busca de soluções

Ao encontrar quais são os pontos sensíveis, é iniciada a busca pelas melhores soluções. Elas serão apresentadas ao gestor e sua equipe, a fim de que eles possam identificar a resolução mais adequada para cada caso.

Planejamento, implantação e monitoramento

Em seguida, acontece a fase de planejamento, na qual serão visualizados todos os desafios de implantação. Depois, é iniciada a fase de implementação da solução. Os consultores fazem, então, todo o acompanhamento da adaptação.

Quais as vantagens de uma assessoria administrativa

Contudo, a atitude de contratar uma assessoria administrativa pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, permitindo que seu negócio se torne mais lucrativo, conte com processos mais eficientes e, até mesmo, pague menos impostos. A seguir, vamos listar as principais vantagens de uma assessoria administrativa.

Foco nos resultados

Os consultores não têm nenhum tipo de relação emocional com o seu negócio, e o único foco do time é na busca por melhorar os processos de sua empresa e resolver qualquer problema encontrado.

Esse foco nos resultados permite que mudanças realmente aconteçam e que as melhores soluções possam ser encontradas, analisadas e implantadas rapidamente na sua empresa.

Auxílio na escolha do regime tributário

O sistema tributário brasileiro não é muito claro e nem sempre sua empresa pode estar enquadrada no melhor regime existente para o seu negócio. Uma consultoria empresarial também pode analisar quesitos contábeis e verificar quais as melhores opções.

Dessa forma, seu negócio estará em conformidade com a legislação tributária e terá de contribuir com um menor valor para os órgãos fiscais, o que reduz seu custo de atuação no mercado.

Redução de custos operacionais

A otimização do orçamento é uma das exigências para que uma empresa possa sobreviver hoje em dia. É preciso fazer mais com menos e, para ajudar na melhor organização de todos os seus gastos, o ideal é contar com consultores especializados.

A otimização de processos é um dos principais recursos responsáveis por essa redução. Os profissionais de uma assessoria administrativa podem visualizar atividades que estão aquém de seus reais potenciais. Por exemplo, uma logística ineficiente acaba por gastar mais recursos para realizar entregas.

Ao otimizar as rotinas diárias do negócio, é possível alcançar uma redução de gastos e melhorar os resultados da empresa como um todo. Esse valor extra pode ser reinvestido no próprio negócio.

Dedicação à atividade principal

Realizar a gestão de uma empresa toma praticamente todo o tempo de um administrador, que fica impossibilitado de buscar por novas tecnologias ou de realizar estudos de mercado para o futuro do negócio.

Ao contratar uma consultoria, você poderá dedicar muito mais tempo a sua empresa, garantindo, assim, uma maior presença no mercado e a tomada de decisões mais assertivas.

Visão diferenciada sobre o negócio

Muitas vezes, é difícil para o gestor enxergar os problemas existentes devido à proximidade com o próprio negócio.

O único compromisso dos consultores é com a melhoria dos resultados e, por isso, eles podem ter uma visão muito melhor sobre o que funciona e o que precisa ser alterado para que a empresa possa ser mais eficiente.

Por exemplo, pode ser que sua empresa seja lucrativa hoje, mas uma consultoria pode, ainda assim, identificar que ela não está sendo rentável, ou seja, que ela não entrega retorno sobre os investimentos realizados.

Ao analisar criteriosamente todos os pontos existentes em sua empresa, a assessoria pode entregar um relatório completo com a real situação dela e o que deve ser alterado para obter mais sucesso.

Como escolher uma assessoria administrativa

Encontrar uma consultoria confiável, que possa auxiliar você a melhorar seu negócio, não é uma tarefa fácil. Existem diversas assessorias no mercado e nem todas podem atender a sua demanda.

Por conta disso, tão importante quanto contar com especialistas para ajudar a gerir sua empresa, é saber como escolher essa ajuda. É essencial pesquisar por uma instituição que mantenha os melhores consultores em seu quadro profissional e que conte com ótimas metodologias, além de ter experiência no mercado. Algumas dicas para ajudar você a encontrar o fornecedor ideal para a sua empresa são:

  • encontre referência no mercado: fale com clientes da empresa e veja se eles ficaram satisfeitos com o serviço;
  • converse com os consultores: entenda como funciona o processo de assessoria do fornecedor;
  • confira o contrato: compreenda todas as cláusulas do contrato antes de fechar o negócio.

Contar com uma assessoria administrativa é fundamental para que sua instituição possa melhorar seus processos e mitigar seus problemas, garantindo assim, um melhor lugar no mercado e o crescimento de sua marca.

Se gostou do artigo e quer saber mais sobre o tema, que tal entrar em contato conosco?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente